O que é Mindfulness?



"MINDFULNESS", inglês Mind=mente + Full=completa, cheia, qualidade de que está inteiro, total, ou seja, consciência total, ou mais livremente, como está sendo traduzido, "ATENÇÃO PLENA"tornou-se uma palavra corriqueira no treinamento pessoal e empresarial.

Uma atitude "Mindful" está sendo cada vez mais exigida no  mundo caótico e apressado, em que vivemos, sempre em mudança, e com constantes desafios, e que exige que estejamos, cada vez mais, focados, ou seja, mais capazes de usar nossa atenção plena/foco total, a cada informação vital, a cada momento, de nossas jornadas. Focados. Presentes.
Esta prática teve início com os monges budistas, na Índia, há milhares de anos. Descobriram que quando devotamos nossa atenção a uma coisa só, a cada vez, conseguimos aprofundar nossas conexões. Usavam para treinar a mente a focar. Meditação e Yoga são fundamentais neste processo. Ensinam a  respirar, e meditar, que são passos necessários para desenvolver Mindfulness, que, entretanto, não é  somente  meditação.  A meditação serve para limpar a mente, respirar, estar inteiro no momento.
Mindfulness leva a focar no que é importante, no momento. É uma disciplina de vida para treinar a mente: O que é? O que está acontecendo? Foco no momento e  situação presentes.

Atualmente, a prática de Mindfulness é utilizada  por "coaches", palestrantes, terapeutas, para  ajudar seus discípulos a  melhorar seu bem-estar geral, sua performance, preencher  lacunas na vida,  conseguir domínio pessoal, e superar depressão, pensamentos obsessivos, vícios, etc.  Entretanto, apesar de poder dar sustentação a estas práticas, o objetivo primordial  de Mindfulness é  o de desenvolver consciência ativa, presença. 
 É uma disciplina/prática para a vida.  Quando você deseja desenvolver um músculo, quanto mais você pratica mais forte ele fica; só que, neste caso, você estará fortalecendo e desenvolvendo sua mente. Exercitando e fortalecendo sua mente, você será capaz de criticar seus pensamentos, e aprender de si mesmo. Olhar para o que está ocorrendo de uma forma isenta, sem julgamento, mas consciente, objetiva.  Quando isto ocorrer, todas as outras áreas serão beneficiadas.

As ideias fundamentais são:
Auto consciência, conhecimento de si mesmo
Consciência dos outros
Fazer as pazes com o passado
Ter uma visão de futuro; objetivos claros
Estar focado no Presente
Equilíbrio na vida 
Domínio Emocional
Paixões e Propósitos

 Objetivos: Melhorar nossa vida; melhorar a vida dos outros.  Em próximas postagens, estaremos examinando cada uma das áreas, acima.

 Buddha: "Nosso pior inimigo não pode nos prejudicar tanto quanto nossos pensamentos negativos; ninguém pode nos ajudar mais, do que  nossos pensamentos compassivos. "

 Vá para a postagem  "Qual sua visão de vida, Objetivos?"


 * Conceitos e teoria baseados  no curso de Mindfulness, ministrado por Kain Ramsey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.